Pastel Gigante

Quando você entrar no mercado de Santo Amaro, vai dar de cara com placas do Elvis Presley e, ao som de Beatles, poderá se deliciar com um pastel de 30 cm por R$ 14,50. Sim, galera, o sonho é real. E, se os 30 cm não forem suficientes, não se preocupe: tem pastel maior ainda. Até porque “quando gostamos de uma coisa gostosa, não queremos parar de comer”, diz Priscila, a dona da pastelaria Pastel Gigante, sobre suas criações.

O Pastel Gigante não é uma pastelaria comum. “O nosso foco não é um pastel de feira. É sem vento, para servir como uma verdadeira refeição. O recheio vai de ponta a ponta, podendo pesar até 400 g e dá até para dois”, diz Paulo, dono de outra unidade, em Santo Amaro. São 45 sabores de pastéis, entre eles o de costela, que é o carro-chefe; cordeiro, que é quase uma iguaria, já que as pessoas ainda têm receio de experimentar; mas o campeão de vendas ainda é o de carne com queijo. Também há a opção de montar o seu próprio pastel.

O tempero utilizado na pastelaria é o mesmo que o casal de donos, Priscila e Gilberto, utilizam em sua própria cozinha. Priscila gostava de cozinhar e fazia pastéis em casa até que, em 2008, mudou seu ramo de trabalho. Analisou as chances com seu marido e montaram o negócio perto de casa no Jardim São Luís. O cardápio sempre foi variado, já que gostam de oferecer coisas diferentes do que as pessoas estão acostumadas a experimentar. O teste do pastel é feito em casa: preparam antes, provam e, só depois, levam ao restaurante.

Desde de 2008, o Pastel Gigante tem a mesma família cuidando do negócio. Eles fazem cerca de 300 pastéis por dia em duas unidades. Paulo, sócio do casal, é amigo de Gilberto desde a infância e já tinha uma pastelaria. Se juntou para  ajudar a alavancar os negócios e assim nasceu o pastel gigante e super-recheado da nova unidade no mercado de Santo Amaro. Lá, o público é diverso com estudantes que saem das escolas da região, executivos de empresas e moradores da Cohab e do Campo Belo.

O sucesso não é por acaso. Há cuidado especial em todo o processo de produção: alguns dos ingredientes são comprados ali mesmo no mercado de Santo Amaro e a massa dos pastéis é especial e mais grossa para aguentar o peso dos recheios. “Quero poder comprar do melhor para oferecer o melhor por um preço viável. O cliente está disposto a pagar mais por qualidade”, afirma Paulo.

Bar do Lopes

Criado na década de 1940, o Bar do Lopes nasceu simples, um barzinho comum de bairro, nada de servir refeições completas. Mas assim como seu bairro (Jardim da Saúde), acompanhou o crescimento da região e foi se sofisticando até se tornar um bar e restaurante com mais de 75 opções no cardápio. O almoço por quilo tem mais de 20 tipos de pratos quentes e 20 de saladas. A noite, o cardápio à la carte conta com 25 opções de pizza e 13 de lanches. O destaque é o Bar do Lopes, que vem no pão de hambúrguer ou francês, com lombinho, queijo fresco, tomate e orégano.

Aqui, tradição não significa sempre pertencer a uma única família. O Bar do Lopes foi tocado por diferentes donos, sem perder o nome de seu fundador e as características que abraçam os clientes.

O lugar é ponto de encontro para filhos, mães, pais, avós, amigos… Para diferentes vontades e experiências. “E isso vem de pai pra filho”, conta Pedro, gerente do bar desde 1997. O Bar do Lopes serve tanto pra encher a pança como pra quem quer colocar o papo em dia. Atende bem e da mesma forma quem frequenta há mais de 15 anos ou novas clientes como eu.

Na mesa, são entregues dois cardápios. Um com refeições completas – desde o tradicional filé à parmegiana a um saboroso prato de bacalhau – e outro com uma variedade de 35 tipos de porções, que passeiam entre batata frita, pizzas e uma ampla variedade de frutos do mar. Para beber, 79 tipos de bebidas: sucos naturais, refris, cervejas, chopes, conhaques, vinhos, aperitivos, caipirinhas, destilados, aguardente…

Com o prato escolhido, fiz o pedido ao Seu Rufino, um garçom que trabalha no Lopes há vinte anos. “Sinta-se à vontade. Se precisar é só chamar”, diz sempre que passa pela nossa mesa. Depois de cinco minutos, chega lula à dorê, um prato farto de encher os olhos, com um aroma que te faz querer provar aqueles petiscos dourados o mais rápido possível.

O ambiente me faz esquecer o movimentado bar ao lado, já que é dia de futebol. Com uma amiga, nem percebemos o tempo passar.

Comemos e bebemos à vontade, querendo ficar mais uma ou duas horas ali. Mas já era quase 23h30, o bar ia fechar e tínhamos que pegar um ônibus. Sorte nossa que o ponto ficava ao lado, ali mesmo na avenida do Cursino.

Pedacinho da Bahia

Um sonho trouxe Josi, a rainha do acarajé de Heliópolis, direto da Bahia para São Paulo. Batizada como Joanice Leandro dos Reis, teve uma vida repleta de dissabores. Por diversos problemas, quando criança a baiana teve que sair de casa. “Dormia nas varandas alheias e pedia comida nas ruas”, conta.

Ainda na infância, trabalhou em troca de comida e moradia. Era empregada doméstica e, entre uma folga e outra, observava sua patroa cozinhando e prestava atenção em como ela temperava a comida. Além de aprender como se preparava um acarajé, nascia também o gosto por cozinhar.

Aos 21 anos, Josi decidiu que iria para São Paulo realizar o sonho de viver do acarajé. O início não foi fácil: chegou com apenas R$ 23 no bolso. Morou em albergue e pensões e chegou a ouvir do dono de uma delas: “Volta pra Bahia!”.

Enfrentou assédio sexual e humilhações, mas resistiu em permanecer na cidade. Com menos de um mês na terra da garoa, conseguiu dois trabalhos. Um de panfletagem e outro num restaurante, que, juntos, rendiam R$ 250. Assim, se mantinha e ajudava seus dois filhos, que ficaram na Bahia. Semianalfabeta, Josi contava com a boa vontade alheia para conseguir sobreviver na cidade. Após se matricular em uma escola, um professor a ajudou na criação de um currículo, que a fez conseguir um emprego melhor. Com o primeiro salário, comprou o tacho, a colher de pau e alguns ingredientes para começar. Depois de quatro meses, conseguiu montar sua barraca de acarajé no Museu do Ipiranga.

Ela se dividia entre vários trabalhos: durante a semana, em uma tecelagem e em um bar; o acarajé era feito aos finais de semana.

A restrição para a venda de alimentos na rua a expulsou do Ipiranga e Josi, então, seguiu para Heliópolis. Lá conseguiu alugar uma casa, mas a restrição para ambulantes chegou à comunidade e Josi passou a cozinhar num restaurante local, vendendo o acarajé em quermesses.

A comida ficava cada vez mais conhecida na quebrada e, com o sucesso do tempero e a força de amigos, ela alugou um espaço para montar o Pedacinho da Bahia.

Hoje, Josi produz aos finais de semana cerca de 60 acarajés tradicionais e no prato, além dos caldos, lanches, pastéis e sua também famosa feijoada. Você pode chegar, pedir e partir ou, se preferir, pode aproveitar para sentar, comer e observar o fluxo da quebrada.

Josi tem o dom do tempero que agrada das donas de casa à galera do funk – não é a toa que, aos finais de semana, o Pedacinho da Bahia fica a noite inteira aberto.

De Torta em Porta

Aos 21 anos, após adotar um gato e construir com ele uma relação de afeto, Vanessa Galvão entendeu que, apesar de as pessoas normalmente não terem tanto contato com vacas, porcos e galinhas, esses animais também estabelecem entre si um tipo de afetividade. Assim, se tornou vegetariana. E hoje, aos 24, é vegana.

Estudante de biologia, sua preocupação em preservar o meio ambiente se voltou também aos hábitos alimentares. “Você muda a empatia com o mundo através dos alimentos que come”, diz.

Vanessa estudava em uma faculdade particular, mas teve que trancar o curso. A falta de grana e a vontade de disseminar o veganismo levaram-na até às tortas veganas que começou a vender na USP, onde faz iniciação científica. As vendas deram certo e, com a ideia de expandir, ela criou o De Torta em Porta. O negócio no Facebook vende, além das tortas, salgados como coxinha (massa de batata doce com recheio de jaca; berinjela e legumes com mandioqueijo), croquete de soja, bolinho de queijo de batata e risole de palmito.

Entre os ingredientes dos produtos, estão matérias-primas que ela mesma cultiva em Itatiba, interior de São Paulo, onde vive. Para se aprimorar , Vanessa faz pesquisas, lê livros e assiste a filmes que focam no veganismo – além de alimentação acessível. Seu objetivo é divulgar o simples, que aproxime as pessoas da vida real.

Apesar de morar no interior de São Paulo, suas vendas e entregas acontecem nas diversas estações de metrô da capital. O De Torta em Porta é um meio pelo qual a vegana reafirma suas convicções: a mudança do modo como as pessoas se alimentam para uma existência mais saudável. “Meu corpo foi de um cemitério para um jardim”, conta com um sorriso no rosto.

Publicado em agosto/2018. Estamos trabalhando para atualizar as informações do local 🙂

Açaí Conquista

Quase todo mundo sabe o que é um bom açaí: batido, cremoso, servido com frutas e granola. À primeira vista, o açaí servido no Açaí Conquista, em Diadema, não difere muito dos outros. Mas um paladar mais atento consegue perceber que, em cada copo, há também o sabor de todo o Sudeste.

É que a massa feita com a frutinha amazonense leva também frutas frescas compradas em diferentes estados da região. A dona do local, Angélica, é casada com um caminhoneiro. Por suas andanças, ele tem contato com diferentes culturas regionais: músicas, danças, artes, lazer, comidas locais e… frutas.

A Grande São Paulo (região metropolitana com mais de 39 municípios vizinhos da capital paulista) possui uma população de cerca de 21 milhões de habitantes. Em contrapartida, existem somente 17 sacolões municipais, o que reduz o acesso ao alimento fresco, principalmente nas regiões periféricas. E vem daí o diferencial do Açaí Conquista: em meio à pouca distribuição de frutas e outros gêneros in natura nos grandes centros urbanos, você tem a oportunidade de experimentar frutas frescas de todo o Sudeste dentro de um copinho.

Prove o morango de Minas, as bananas do Rio, ou o abacaxi plantado em São Paulo, além da massa do açaí, claro. Em cada copo há o sabor das frutas de toda a região.

A massa do açaí é feita de maneira artesanal por amigos de Angélica. A fabricação em pequena escala faz com que o Açaí Conquista seja diferente dos servidos na região. Seu gosto é acentuado e não há aquele sabor artificial típico dos açaís industrializados.

O preço varia entre R$ 5 (300 ml) a R$ 20 (1,5 l) – você mesmo monta o seu açaí e decide o quanto do Sudeste quer provar.

O estabelecimento foi inaugurado em novembro de 2016 e está cada vez mais conquistando a população do bairro. Toda semana são vendidos cerca de 100 copos de açaí. A ideia de Angélica, que surgiu como tentativa de se livrar do desemprego, foi além: tornou-se também uma tentativa de levar algo novo para o bairro, que é a mistura do seu açaí com o amor pelo o que faz.

E se você também é amante dessa frutinha maravilhosa, ou dessas misturas de frutas e grãos combinados à massa, talvez o Açaí Conquista te conquiste como me conquistou.

Mil Sabores

Avenida Almeida Leme, pedaço de asfalto que dá acesso à Vila São Pedro e ao Montanhão, duas periferias da cidade de São Bernardo do Campo. Essa mesma via, que durante a manhã é comum, à noite vira o maior centro alimentício da região. Em meio à barracas de milho, salgados, pichorras e hot dogs, você encontra o Mil Sabores: o único lugar do local que prepara yakisobas.

O Mil Sabores nem sempre foi esse restaurante decorado. Camila Pereira, a dona do estabelecimento, começou a vender essas maravilhas numa barraca simples e pequena na mesma região, onde conquistou o apetite de seus clientes.

Camila, que era vendedora de roupas, tinha a pretensão de não passar a vida inteira trampando para os outros e queria deixar algo para seus filhos. Juntou suas economias e começou vendendo tapioca.

A receita de tapioca? Aprendeu cedo com a mãe, que transmitiu a ela o segredo nordestino da massa. Mas Camila era astuta: logo que conquistou o espaço, quis inovar e aprimorou as receitas de yakisoba, deixando o prato do seu jeito. A ideia do yakisoba surgiu da sua prima que, além de gostar do prato, reclamava da falta que fazia um lugar que preparesse e vendesse um bom yakisoba por ali.

Hoje, o restaurante faz jus ao nome. Vendendo tapiocas, lanches, bebidas e o famoso yakisoba, comporta “mil sabores” em seu cardápio. O prato custa R$ 12, mas a nutrição sentimental vai muito além do valor cobrado pela refeição.

Além de um ótimo restaurante, ainda há a preocupação com o social: Camila compra todos os seus ingredientes dentro do próprio bairro, desde as carnes na avícola da Vila São Pedro, até os legumes, nas feiras de agricultura que ocorrem por lá.

“Comprando meus ingredientes aqui dentro, ajudo os produtores da região e faço o dinheiro girar por aqui. Afinal, queremos ver o bairro crescer”, diz.

Talvez esse seja o maior motivo do sucesso desse yakisoba: legumes macios e bem-cozidos, somado ao macarrão frito no molho shoyu, mais as carnes mescladas à maionese – com cada ingrediente vindo de dentro da própria quebrada. Saborear esse prato provoca o que os gregos chamavam de catarse.

Assim, o Mil Sabores conquistou uma vasta clientela, desde point pré-rolê com os amigos até jantar com a família. Montanhão e Vila São Pedro sempre escolhem saborear o famoso yakisoba da Camila.

Cantina Teimosa

O nome Cantina Teimosa surgiu, segundo o dono, por conta da persistência que foi necessária para que o lugar existisse. Nascido no Piauí, Antenor vive em São Paulo há mais de 30 anos. Veio a trabalho. Ao sair do emprego em uma fábrica de vidros em São Bernardo do Campo, decidiu que abriria uma banca de jornal. Porém, por insistência de um amigo, acabou abrindo um restaurante de comida nordestina caseira, localizado na entrada do Jardim Limpão, um bairro construído por trabalhadores vindos do Nordeste do país, que prestavam serviço nas fábricas dos municípios do ABC paulista.

O restaurante Cantina Teimosa, ou Teimosinha, como é conhecido, foi inaugurado em 2012 e já tem uma clientela bem fiel, atraindo moradores do centro de São Bernardo e de municípios vizinhos, como Mauá e Santo André.

Antenor conta que, ao vir para São Paulo, não imaginava abrir um comércio relacionado a comida, apesar de algum conhecimento na área. Em seus empregos anteriores, participava de palestras sobre alimentação e agregou esse saber à culinária oferecida no restaurante.

Pratos como frango à passarinho, feijão tropeiro, carne de panela e galinha caipira são os mais pedidos. A feijoada, que a mãe costumava fazer no Piauí, também está incluída no cardápio com muita variedade de sabores do nordeste e faz sucesso às quartas e sábados. Como todos os pratos, o modo de preparo da feijoada é artesanal: é feita com alho frito e picado na hora e preparada pela manhã, para tirar o excesso de sal do jabá e cozinhar bem todo feijão.

As carnes são escolhidas pela qualidade, ainda que sejam mais caras. A galinha caipira, por exemplo, é comprada em uma granja que Antenor conhece e, por isso, consegue verificar de perto a higiene do local.

Entre uma pergunta e outra, são várias as interrupções de clientes e conterrâneos que fazem questão de cumprimentar Seu Antenor e receber em troca um forte aperto de mão acompanhado de um sorriso largo. Simpatia, cheiro de comida de vó de dar água na boca, cadeiras e mesas de madeira e sossego compõem esse restaurante que celebra os sabores do Nordeste.

Duas Marias Pães

Foi pra sobreviver à crise que Maria de Lourdes e Ana Maria juntaram as massas que costumavam fazer casualmente e decidiram se aventurar, no começo de 2017, no mundo das vendas de comida. Coxinhas, esfihas, bolos e doces – tudo é preparado artesanalmente – mas os pães são o carro-chefe do Duas Marias Pães.

O sorriso no rosto enquanto quebram os ovos, acompanhado do cantarolar de Vila do Sossego, de Zé Ramalho, personificam um ingrediente precioso desse pão caseiro: o amor por fazer comida. Elas deixam claro o tempo todo que tudo deve ser feito manualmente pra ser o pão das Duas Marias. A mistura da farinha, óleo e leite é feita pelas mãos de Ana; o formato dos pães, pelas de Lourdes. “É o que dá o gostinho do ‘caseiro’”, dizem.

De fato, não há coisa igual. A massa fofa e macia entrelaçada com recheios variados e protegidos pela crocância da superfície do pão deixam um leve gosto adocicado no final de cada mordida. Calabresa com requeijão, frango com catupiry e presunto e queijo são algumas das combinações mais pedidas, mas a dupla faz o recheio de acordo com o gosto dos clientes – são cerca de 100 pedidos por semana.

Eles pagam R$ 15 mais o frete (de R$ 5 a R$ 15) por quase 1 kg do melhor pão caseiro de São Bernardo, de acordo com os próprios clientes – e que alimenta bem seis pessoas. “Fazemos o pão grande para as pessoas comerem juntas”, diz Ana Maria. Pedido por telefone ou direto no balcão, chega a toda a região do ABC – e logo mais devem chegar a São Paulo.

Há indícios de que, além de ser deliciosa, a massa tem ainda o poder de criar laços. Laços afetivos, que conectam pessoas. Como aconteceu com o seu Carlos e o seu José, que viraram muito amigos depois de dividir o café e o pão preparados por dona Ana. E tem também o poder de resolver conflitos. Como foi com o sobrinho de Lourdes que, após quase dois meses sem falar com ela por um desentendimento, voltou para elogiar o pão.

Por mais impossível que pareça um simples pão ter este poder, o fato é que as duas Marias inventaram algo único na região. Não sei dizer se no céu tem pão, mas no Montanhão, em São Bernardo do Campo, tem, e dos bons. Talvez, a melhor definição seja mesmo “pão do céu”.

Publicado em agosto/2018. Estamos trabalhando para atualizar as informações do local 🙂

Esfihas Dozza

Osasco, cidade próxima à zona Oeste, na região metropolitana de São Paulo, é um lugar historicamente conhecido pela quantidade de imigrantes que acolheu em seus primeiros anos. Tanto pelo fato de ter sido fundada por um imigrante italiano (Antônio Agú), quanto pela abundância de imigrantes armênios que chegaram ao município em 1920, especifi camente no bairro de Presidente Altino (o estado de São Paulo possui cerca de 130.000 deles).

Entre esses imigrantes de origem árabe estavam os pais do senhor Dozza e da senhora Isabel, casal que inaugurou em 1956 um humilde comércio de esfihas e quibes pra viagem. O local era o mais tradicional e familiar que poderia ser: salgados típicos da cultura dos donos, feitos num local pequeno, com a cozinha aberta, negócio de fi lhos de imigrantes que leva o nome do primeiro dono.

No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, com o falecimento dos fundadores, as fi lhas, genros e netos de seu Dozza e da senhora Isabel assumiram o negócio e o expandiram. De uma simples lanchonete árabe, o Esfi has Dozza se tornou um elegante e tradicional restaurante.

O cardápio, puramente árabe, inclui: esfi has com bastermã (carne seca armênia) e o creme tahine, quibes típicos armênios, michui de frango, espeto de kafta, arroz armênio, ninho de damasco e nozes, dolmá, tabule e chancliche. Os nomes podem ser difíceis de pronunciar mas são facilmente aceitos pela comunidade do bairro de Presidente Altino. As pessoas de lá adoram ir ao restaurante desfrutar das iguarias árabes e conversar com os donos, que estão sempre disponíveis.

O público do Dozza é tão fi el e apaixonado pelas esfihas que apenas comer no ambiente não era suficiente – comprar pra viagem também não. Por isso, ali mesmo são feitas as esfi has para serem vendidas congeladas.

“A ideia é fazer com que o cliente possa ele mesmo ter suas esfi has Dozza em casa”, diz Vanessa Aguileia, representante comercial do restaurante. Além da decisão de lançar as esfi has congeladas, Vanessa explica também o porquê de não haver opções mais brasileiras no cardápio. “Aqui, nós somos tradicionais.”

Por mais que peçam a inclusão de pudim de leite no cardápio de sobremesas, ou a presença de uma televisão no restaurante para que os clientes não percam um jogo do time do coração, o Dozza insiste em proteger sua identidade exclusivamente árabe em defesa do seu diferencial – a tradição.

Mundi Batataria

Quando alguém para de comer carne, um dos maiores desafios é comer em fast-food. Não dá para ir aonde todo mundo vai e, ainda assim, comer muito. Nada de McDonald’s, Burger King ou KFC. Mas na Mundi tudo é possível. O foco deles é a batata. A Mundi Batataria é uma marca criada em Itapevi (município a oeste de São Paulo) pelo empreendedor Wellington Rabelo, quando este percebeu, junto a seus sócios, que faltava algo gostoso, barato, chamativo e que funcionasse para todos os públicos gastronômicos.

“O nosso público vai desde criança pequena até idoso. Todo mundo gosta de batata frita”, foram as palavras do fundador da marca, orgulhoso ao dizer que o primeiro quiosque da Mundi, inaugurado em 2011, fez muito sucesso logo no primeiro mês. A primeira lanchonete Mundi disputa a atenção dos fregueses com pastelarias, sorveterias e até mesmo um Subway (que em 2010 se tornou a maior rede de fast-food do mundo), e é um dos poucos lugares que nunca está vazio. Das 10h30 às 22h30, sempre tem alguém fazendo seu pedido e desfrutando das batatas Mundi.

Quadrados e com a aparência de uma casinha de desenho animado e com o mascote da marca (uma batata frita com chapéu de chef) no telhado arroxeado, os quiosques já viraram pontos de referência. Seja pelos folhetos com imagens de batatas com rosto, pelas bandeirinhas colocadas nas porções, ou até mesmo pelo jingle que vez ou outra toca na rádio dos quiosques da batataria, existe muita identidade envolvendo a marca Mundi.

São três tipos de batata – palito, rústica e xadrez. Você ainda pode escolher entre nove coberturas para as batatas (ou, se quiser, comer as nove todas de uma vez): molho barbecue, cheddar cremoso, alho e ervas, molho caseiro, mostarda com mel, bacon, mussarela, catupiry e calabresa. Toda essa variedade também está disponível para cobrir outras porções de salgados.

“As batatas ainda são nosso foco”, diz Wellington defendendo o nome e a proposta original da marca. “Tanto que adicionamos coxinhas e açaí ao cardápio, mas junto vieram dois novos tipos de batata.”

O que a batata da Mundi tem de diferente das batatas de tantos restaurantes fast-food e bares que existem pela cidade? Eles usam a batata europeia com a coloração da polpa e o sabor mais fortes. O especialista explica que a maioria dos restaurantes preza por batatas de sabor menos acentuado e de corte mais fino porque, nesses lugares, elas são o acompanhamento de um lanche ou prato. Lá, elas são o prato principal.

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