Camila atende Montanhão e Vila São Pedro com cardápio variado e usando só ingrediantes do bairro
Texto e fotos por: Jonathas Carvalho
- Prato feito
- Delivery
- Opção Vegetariana
Avenida Almeida Leme, pedaço de asfalto que dá acesso à Vila São Pedro e ao Montanhão, duas periferias da cidade de São Bernardo do Campo. Essa mesma via, que durante a manhã é comum, à noite vira o maior centro alimentício da região. Em meio à barracas de milho, salgados, pichorras e hot dogs, você encontra o Mil Sabores: o único lugar do local que prepara yakisobas.
O Mil Sabores nem sempre foi esse restaurante decorado. Camila Pereira, a dona do estabelecimento, começou a vender essas maravilhas numa barraca simples e pequena na mesma região, onde conquistou o apetite de seus clientes.
Camila, que era vendedora de roupas, tinha a pretensão de não passar a vida inteira trampando para os outros e queria deixar algo para seus filhos. Juntou suas economias e começou vendendo tapioca.
A receita de tapioca? Aprendeu cedo com a mãe, que transmitiu a ela o segredo nordestino da massa. Mas Camila era astuta: logo que conquistou o espaço, quis inovar e aprimorou as receitas de yakisoba, deixando o prato do seu jeito. A ideia do yakisoba surgiu da sua prima que, além de gostar do prato, reclamava da falta que fazia um lugar que preparesse e vendesse um bom yakisoba por ali.
Hoje, o restaurante faz jus ao nome. Vendendo tapiocas, lanches, bebidas e o famoso yakisoba, comporta “mil sabores” em seu cardápio. O prato custa R$ 12, mas a nutrição sentimental vai muito além do valor cobrado pela refeição.
Além de um ótimo restaurante, ainda há a preocupação com o social: Camila compra todos os seus ingredientes dentro do próprio bairro, desde as carnes na avícola da Vila São Pedro, até os legumes, nas feiras de agricultura que ocorrem por lá.
“Comprando meus ingredientes aqui dentro, ajudo os produtores da região e faço o dinheiro girar por aqui. Afinal, queremos ver o bairro crescer”, diz.
Talvez esse seja o maior motivo do sucesso desse yakisoba: legumes macios e bem-cozidos, somado ao macarrão frito no molho shoyu, mais as carnes mescladas à maionese – com cada ingrediente vindo de dentro da própria quebrada. Saborear esse prato provoca o que os gregos chamavam de catarse.
Assim, o Mil Sabores conquistou uma vasta clientela, desde point pré-rolê com os amigos até jantar com a família. Montanhão e Vila São Pedro sempre escolhem saborear o famoso yakisoba da Camila.
Preço Médio
R$15
Como Chegar
Do terminal metropolitano de São Bernardo do Campo, andar até a avenida Faria Lima e pegar o 25 (A. Industrial). Descer ao lado do cemitério Jardim das Colinas e andar reto.