Warning: strpos(): Offset not contained in string in /var/www/html/wp-content/themes/pratofirmeza/single.php on line 59
First slide First slide

Samba-rock em família: Há 13 anos, bar desenvolve projeto de dança destinado aos moradores da zona norte

Texto e fotos por: Nathália Ract

  • Uncategorized
  • Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/themes/pratofirmeza/single.php on line 243

O BartPapo, no Tremembé, zona norte de São Paulo, é um ambiente para comer, ouvir boa música e dançar samba-rock, uma das expressões musicais símbolo da cultura negra no Brasil. O ritmo surgiu no final da década de 1950 em bailes realizados em casas de famílias e salões da periferia paulistana. 

Desde 2006, o bar é palco do Projeto Família ZN Samba-Rock, que oferece aulas gratuitas desse estilo de dança à comunidade, todas as terças-feiras das 19h às 23h. As aulas reúnem crianças, jovens, adultos e a terceira idade. 

Também dá para experimentar o cardápio de boteco que oferece porção de frango à passarinho, mandioca e polenta, e pedir uma torre de chopp de três litros.

A mandioca é preparada no óleo quente até ficar bem dourada, mas não chega encharcada na mesa, assim como o frango a passarinho, muito bem temperado, acompanhado por limão e salpicado com orégano. A porção é grande e serve até quatro pessoas.

“Além de ser muito importante preservar a cultura do samba-rock, o projeto salva vidas. Muitas pessoas chegam debilitadas, com a autoestima baixa e encontram alegria na dança”, diz Alexandra Leite, moradora da região e participante das aulas. “Sempre frequentei os bailes e admirei a dança. Mas faz apenas quatro anos que me dediquei a dançar e participar do projeto no bar do meu amigo”, diz Carlos Alberto, um dos idealizadores do projeto.

 O salão é reservado para dançar e para apresentações, mas possui algumas mesas. A varanda é um espaço aberto e agradável, com mesas grandes para sentar com a família. 

Voltar

Casa Verde Bahia

Lanches, pratos variados e pipoca no Cine Favela

Villa’s Bar Show

Bar com decoração criativa acolhe família para churrasco e futebol de domingo nas ruas do Grajaú

Pular para o conteúdo