Warning: strpos(): Offset not contained in string in /var/www/html/wp-content/themes/pratofirmeza/single.php on line 59
First slide First slide

Com mais de sessenta anos de história em Osasco, restaurante representa um pouco do que é a comunidade armênia na cidade

Texto por: Raphael Guimarães | Fotos por: Divulgação

  • Lanche
  • Salgado
  • Delivery
  • Opção Vegetariana

Osasco, cidade próxima à zona Oeste, na região metropolitana de São Paulo, é um lugar historicamente conhecido pela quantidade de imigrantes que acolheu em seus primeiros anos. Tanto pelo fato de ter sido fundada por um imigrante italiano (Antônio Agú), quanto pela abundância de imigrantes armênios que chegaram ao município em 1920, especifi camente no bairro de Presidente Altino (o estado de São Paulo possui cerca de 130.000 deles).

Entre esses imigrantes de origem árabe estavam os pais do senhor Dozza e da senhora Isabel, casal que inaugurou em 1956 um humilde comércio de esfihas e quibes pra viagem. O local era o mais tradicional e familiar que poderia ser: salgados típicos da cultura dos donos, feitos num local pequeno, com a cozinha aberta, negócio de fi lhos de imigrantes que leva o nome do primeiro dono.

No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, com o falecimento dos fundadores, as fi lhas, genros e netos de seu Dozza e da senhora Isabel assumiram o negócio e o expandiram. De uma simples lanchonete árabe, o Esfi has Dozza se tornou um elegante e tradicional restaurante.

O cardápio, puramente árabe, inclui: esfi has com bastermã (carne seca armênia) e o creme tahine, quibes típicos armênios, michui de frango, espeto de kafta, arroz armênio, ninho de damasco e nozes, dolmá, tabule e chancliche. Os nomes podem ser difíceis de pronunciar mas são facilmente aceitos pela comunidade do bairro de Presidente Altino. As pessoas de lá adoram ir ao restaurante desfrutar das iguarias árabes e conversar com os donos, que estão sempre disponíveis.

O público do Dozza é tão fi el e apaixonado pelas esfihas que apenas comer no ambiente não era suficiente – comprar pra viagem também não. Por isso, ali mesmo são feitas as esfi has para serem vendidas congeladas.

“A ideia é fazer com que o cliente possa ele mesmo ter suas esfi has Dozza em casa”, diz Vanessa Aguileia, representante comercial do restaurante. Além da decisão de lançar as esfi has congeladas, Vanessa explica também o porquê de não haver opções mais brasileiras no cardápio. “Aqui, nós somos tradicionais.”

Por mais que peçam a inclusão de pudim de leite no cardápio de sobremesas, ou a presença de uma televisão no restaurante para que os clientes não percam um jogo do time do coração, o Dozza insiste em proteger sua identidade exclusivamente árabe em defesa do seu diferencial – a tradição.

Preço Médio

R$20

Como Chegar

Descendo da estação Presidente Altino, siga reto e entre a primeira à esquerda. Depois entre na primeira à direita na rua Armênia e siga reto até o restaurante.

Voltar

(FECHADO) Korova Music Bar

Korova Music Bar atrai clientes atrás de um animado show de rock e boas porções

Gran Sorbetto

Tradição que não derrete, sorveteria em Jandira atravessa gerações.

Pular para o conteúdo